Como melhorar o atendimento de um restaurante

Quem falou que gerenciar um restaurante seria uma tarefa fácil? Na hora que os clientes buscam um restaurante nós estamos lidando com um assunto particular e muito sensível do consumidor.

Um restaurante não é só um provedor de serviços, embora cada área tenha as suas dificuldades é bem verdade, os restaurantes estão inseridos em um setor particularmente desafiador: a alimentação.

O trufo de um grande estabelecimento não está só no sabor da comida ou nos preços do cardápio, está no atendimento. Claro, pessoas frequentam locais em que elas se sentem bem, principalmente na hora de fazer uma refeição.

Então, para chegar até o patamar do preferido pelos clientes aqui vão muitas dicas práticas de como melhorar o atendimento em um restaurante.

Antes de tudo, foco total nos seus colaboradores

Vamos assumir que os preços estejam competitivos e a comida esteja perfeita, então, em qual setor nos podemos mirar nossos esforços para aumentar o fluxo de clientes no restaurante? Os colaboradores, claro.

Focar nos colaboradores significa investir tempo para que eles tenham um treinamento completo antes de entrarem em contato com os clientes.

Nós sabemos como alguns períodos de grande agitação levam à contratação de colaboradores periódicos, ou fazem com que nós não tenhamos tanto tempo para oferecer um treinamento maior, contudo, lembre-se, serão eles que estarão em contato direto com os clientes.

Um colaborador bem treinado é um cartão de visitas excelente para o restaurante.

Dicas para a hora chegada dos clientes no seu restaurante

Foque nas primeiras impressões

Você já fez a experiência de ser um cliente do seu restaurante? Se sim, sabe quais são as impressões básicas do atendimento. Mas aqui vai um truque, nós sabemos que, por você estar na posição de destaque, o serviço será especial.

Então, o que nós propomos é que você peça a um amigo ou familiar, uma pessoa de confiança, que faça a visita no restaurante sem que os seus colaboradores saibam.

Peça para que a pessoa elabore uma lista com as primeiras impressões sobre o lugar. Normalmente são nas primeiras impressões que estão os segredos de como melhorar o atendimento em um restaurante.

Faça o cliente se sentir acolhido rapidamente

O cliente não vai à um restaurante para ficar “só olhando” como acontecem nas lojas do varejo, ele está lá para ser atendido. Ao entrar em um restaurante todo cliente já solta o seu reloginho interno esperando pelo atendimento.

Deixe seus colaboradores afiados para que eles respondam rápido à presença dos clientes assim que eles entrarem no restaurante.

Claro que agilidade não se transforma em pressa, é preciso ser dinâmico, porém agradável. As palavras iniciais precisam dar tranquilidade e segurança aos fregueses.

Para as situações em que o tempo de espera está elevado, a honestidade é sempre a melhor escolha. Apenas peça aos colaboradores que transmitam a informação de maneira segura e deixe o cliente decidir se deseja ou não esperar.

Dicas para a resolução dos problemas

Toda resposta deve ser cortês

Essa dica serve sobretudo para os momentos de conflito dentro do restaurante. Clientes costumam perder a cabeça com certa facilidade, dependendo da ocasião e do problema enfrentado.

Quando isso acontecer, é fundamental que você e a sua equipe estejam prontos para oferecer ao cliente educação e palavras de conforto.

Verdade seja dita, um cliente não está interessado se o fluxo de pessoas é maior que o normal, se aconteceu algum problema na cozinha ou, isso é verdade, se está faltando luz no bairro todo. Ele quer ser atendido.

É preferível tranquilizar o cliente com ações do que dar a ele uma série de desculpas. Veja bem, informações são argumentos válidos que trazem tranquilidade, desculpas são frases soltas. Os clientes saberão identificar a diferença.

Sempre invista na honestidade

Um problema que não pode ser resolvido também não precisa ser estendido. A frase parece piegas, mas o que nós podemos aprender com ela: quando houver um problema sem solução, informe o cliente no menor tempo possível, com honestidade e simpatia.

Ficar insistindo ou tentando enrolar o cliente enquanto aguarda por uma resolução que pode jamais acontecer é a pior escolha possível. Um cliente que espera muito tempo para a resolução do problema fica ainda mais insatisfeito do que o cliente que foi informado rapidamente.

Demonstre boa vontade, sorria e use informações coerentes

O problema surgiu, as coisas começaram a sair do controle, o cliente automaticamente irá ligar o radar para saber se todos os envolvidos estão comprometidos com a resolução dos problemas e se lembrará das respostas sobre o está acontecendo.

Então, é importante que você e os seus colaboradores sejam sinceros sobre todos os passos e demonstrem boa vontade para a resolução da situação. Dinamismo mesmo.

Um cliente que recebe uma resposta do garçom e outra resposta diferente do gerente não vai ficar nada satisfeito com o atendimento do lugar.

Empatia não é o mesmo que solidariedade

Você deve treinar seus colaboradores para que eles demonstrem empatia pela situação dos clientes e possam agir de acordo com isso. Demonstrar empatia é compreender o problema e assegurar o cliente de que as ações estão sendo tomadas.

Solidariedade é sentir as dores pelo cliente, quase como fazer parte do time dele. Colaboradores extremamente solidários acabam criticando até o próprio restaurante, criando uma situação péssima para a imagem do lugar e não ajudando na resolução do problema.

Pior, um cliente que vê o restaurante sendo criticado pelo próprio funcionário fica em um desamparo ainda maior, pois a pessoa que deveria estar ajudando está apenas tomando as dores por ele.

Dica para todos os casos

Como melhorar o atendimento passa por muito mais situações do que apenas as primeiras impressões de um restaurante ou as formas corretas de agir quando um problema acontecer.

Contudo, existe uma dica que poderá ser usada em todas as situações, seja para os novos clientes, para as situações de alarme ou para os antigos e já fidelizados clientes do lugar.

Ouça sempre o seu cliente

A dica de ouro é ouvir, saiba identificar nas entrelinhas o que eles estão querendo dizer. Garanta que cada cliente saia do seu restaurante com a sensação de que o serviço foi pensado para lidar com as necessidades dele.

Talvez o grande fluxo de pessoas possa tornar o atendimento de um restaurante robótico e repetitivo, se isso acontecer, é hora de pisar no freio e chamar à atenção para o problema.

Um restaurante realmente fará sucesso quando os clientes sentirem nele uma experiência única, pessoal e completa.

Esperamos que as nossas dicas de como melhorar o atendimento em um restaurante tenham feito várias ideias pipocarem na sua cabeça.

Gostaria de aprofunda-se mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e marque uma reunião, nós podemos lhe ajudar a melhorar o atendimento no seu restaurante.

Deixamos o convite para que você conheça as nossas publicações.

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação