O que é branding?

Pense agora mesmo em marcas parecidas, mas que não vendam produtos nem de perto similares. Vamos ajudar, reúna na sua cabeça três marcas que sejam similares: uma cafeteria, uma marca de tecnologia e, quem sabe, uma editora de livros.

Tenho certeza de que você é capaz de fazer listas enormes de marcas que têm o mesmo feeling entre elas. As mesmas sensações. Os mesmos sentimentos.

Mas, se elas não vendem os mesmos produtos, nem sequer disputam o mesmo mercado, o que faz você criar conexões entre elas? Por qual razão elas são parecidas?

Vamos conversar justamente sobre essas questões. A resposta para as perguntas anteriores passa por conhecermos o que é uma marca e o que é branding.

Diferenças entre marca e branding

Marca é tudo aquilo que o cliente entra em contato. Desde a escolha das cores na logo, a organização do ponto de venda, a escolha do tom de voz nas redes sociais, o treinamento dos colaboradores em relação ao atendimento. Até mesmo as músicas que tocam dentro da loja estão dentro do escopo da marca.

Por outro lado, o branding é a gestão da marca. Ele é responsável pelas estratégias de percepção do cliente em relação à marca. Ou seja, o branding cria as propostas de experiência do consumidor.

O objetivo do branding é garantir que a sua marca esteja alinhada com as propostas desenvolvidas dentro de um planejamento.

Uma marca pode desenvolver-se sem qualquer plano e os clientes terão uma imagem dela, que pode ser boa ou ruim, contudo, com os esforços de branding é possível direcionar a marca em um objetivo.

Quando falamos sobre o que é branding, falamos sobre reputação

A interação de um consumidor com a marca engloba diversos fatores subjetivos. Muito além do preço ou da localização de uma loja, o cliente pode decidir comprar ou não comprar em algum lugar por que gosta do ambiente.

Para o varejo, o branding é essencial, se pensarmos que a concorrência está cada vez mais acirrada, além da disputa com o e-commerce, é crucial que uma marca seja reconhecida por razões únicas.

Esse é o ponto importante do branding: construir, desenvolver e gerenciar a reputação de uma marca para que ela se torne única no mercado. Gerando reconhecimento e criando conexões com os consumidores.

Criar uma marca

Como nós dissemos, uma marca poderá ser criada mesmo que os envolvidos nela não estejam cientes. Qualquer loja que abra as portas no comércio terá a sua marca exposta. Os clientes, inconscientemente, terão conceitos sobre o lugar: acolhedor, austero, agradável, rústico, moderno, antigo, e assim por diante.

Se você está no mercado, você tem uma marca.

A grande questão do branding é garantir que a marca siga padrões pré-estabelecidos e busque objetivos. Ou seja, o branding cuida para que a marca faça sentido, sentido que é percebido pelos clientes, gerando conexão, reconhecimento e desenvolvendo a reputação.

Os passos seguidos dentro dos esforços de branding são:

Pesquisa

A pesquisa é feita para analisarmos quais serão os rumos ideais para o crescimento e o posicionamento de uma marca. Essa etapa é importante para o sucesso da marca que irá surgir, ou para a manutenção de uma marca existente.

São analisados fatores como: tamanho e oportunidades de mercado, concorrência, público alvo, entre muitos outros.

Estratégia e Design

Feita a pesquisa, é chegada à hora de elaborarmos uma estratégia de ação. As estratégias variam de acordo com a intensidade da intervenção dos esforços de branding. Pode ser algo pontual, como alterar o tom de voz nas redes sociais, até estratégias completas de reposicionamento da marca.

A estratégia é quando as coisas começam a tomar forma, é uma das fases mais contagiantes, pois as decisões e os planos vão entrando em prática e os resultados começam a surgir.

Gerenciamento

A terceira fase é o gerenciamento. Nele os esforços de branding já estão em operação e as estratégias são feitas em pró de mantermos ou ampliarmos os resultados obtidos.

A fase do gerenciamento de branding é o momento em que a marca vai conquistar a consolidação da sua reputação no mercado.

Se pegarmos ao pé da letra o que é branding, diremos que é a junção de esforços para que uma marca conquiste reconhecimento por meio do desenvolvimento de uma reputação no mercado. Em outras palavras, é o posicionamento da marca.

Quais são as ganhos com o branding

Muito bem, saber o que é branding e poder diferencia-lo da marca  é realmente importante, mas não torna evidente quais são os benefícios que o branding pode trazer para uma empresa, não é verdade?

Afinal de contas, se todas as lojas já possuem uma marca, basta garantir que o atendimento seja bom e, por consequência, a marca também será boa, correto?

Infelizmente, esse não é bem o caso.

Valor econômico x valor simbólico

Quando falamos sobre quais são os elementos que constituem uma marca, é preciso ter consciência sobre os valores: econômico e simbólico.

O valor econômico é tudo aquilo que é tangível na marca, seus produtos, pontos de venda, expositores, colaboradores, etc. Ou seja, é quanto a marca vale no mercado. Quais são os custos anuais, o faturamento, elementos que estão distantes da percepção do consumidor.

Entretanto, dentro das características de uma marca também está presente um segundo valor, tão importante quanto o valor econômico, que é o valor simbólico da marca.

O valor simbólico é o que torna a marca importante para o consumidor. Ele está além do preço ou do produto – embora eles também estejam inseridos no valor simbólico – o consumidor resume o valor simbólico como um feeling que ele tem sobre determinada marca.

É graças ao valor simbólico que a marca ganha a preferência dos consumidores e passa a ser defendida por eles. Ele está presente em todas as coisas: filmes, livros, produtos, serviços e, claro, lojas.

O valor simbólico coloca a sua marca no topo da cabeça do consumidor, top of mind (lembra?).

O valor simbólico e as redes sociais

Não podemos terminar um artigo falando sobre o que é branding sem darmos uma pincelada nas redes sociais. Elas são responsáveis por grande parte das nossas interações e a presença das marcas nas redes está impactando a percepção do consumidor sobre o mercado.

Desenvolver a percepção correta do consumidor sobre a sua marca, esse é o grande desafio do branding. Garantir que o cliente perceba a sua marca de um modo tal que vire defensor dela. Quer fazer o teste? Pesquise nas redes sociais e você verá marcas que são defendias nas postagens e nas publicações.

Aí estão provas concretas de um branding bem desenvolvido.

Esperamos que esse artigo tenha elucidado as diferenças entre branding e marca, além de explicar a importância do branding para qualquer empresa moderna.

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