8 Dicas para melhorar as vendas no comércio

Suas vendas estão caindo? Você sente que o seu comércio está estagnado? Hoje nós vamos conversar sobre como atrair os clientes e melhorar os números.

A segunda metade desta década não está sendo fácil para o varejista. A crise, sempre ela, pegou a todos. A taxa de emprego diminuiu, os consumidores rarearam e os clientes ficaram mais exigente. Sobrou um verdadeiro abacaxi para o varejista descascar, que agora precisa fazer muito mais com muito menos.

Para garantir que as suas vendas retornem a um bom número e para que você possa enfrentar os tempos de dificuldade sem grandes sustos. Hoje nós vamos dar dicas para melhorar as vendas no comércio.

São hábitos e soluções simples para os problemas do cotidiano, mas que muitas vezes passam despercebidos pelos empresários. O objetivo desse artigo é trazer bons insights’ e mudar a sua forma de ver o comércio. Boa leitura!

Mexa com a curiosidade do público

O consumidor não vai mais as compras com as mãos abertas, ele precisa ser cativado. Uma das maneiras mais eficientes de fazer isso é despertar a curiosidade dele. Tácticas como chamadas instigantes e promessas são excelentes para fazer isso.

Muitas lojas escondem as promoções futuras, criam expectativa, ou mesmo cobrem parte da loja com cartazes que disfarçam o interior. Quando o assunto é despertar a curiosidade do público, tudo vale ser posto sobre a mesa.

E não tenha medo ou receio, caso uma campanha não dê o resultado esperado, ela servirá como aprendizado para as próximas. Nada pode ser pior para um comerciante do que ficar estagnado, a mudança é sempre bem-vinda.

Torne a sua loja agradável

Locais bagunçados, escuros, confusos ou sufocantes são péssimos para os clientes. Se o seu consumidor parece sempre estressado e confuso dentro da loja, chegou o momento de revisar o layout dela.

Entre as dicas para melhorar as vendas no comércio não poderia faltar a organização. Fique atento ao comportamento dos seus consumidores e dos seus colaboradores, o menor sinal de desconforto deve ser notado e o erro corrigido.

Nada pode ser pior para uma loja do que ter seus consumidores reclamando do ambiente. A notícia ruim se espalhará e refletirá negativamente na reputação da sua loja. É importantíssimo que o cliente se sinta confortável e bem recebido dentro da loja.

Não deixe o cliente confuso

Ao seguir a primeira dica da nossa lista o varejista pode não dosar a mão e criar ambientes e promoções completamente confusas. É importante deixar claro, para despertar a curiosidade não é preciso gerar confusão. Na verdade, ela é até indesejada.

Um cliente que não souber direito o que está acontecendo ou quais são as vantagens que estão disponíveis fica retraído. O resultado é que ele se pode se sentir desconfortável e ir embora.

Na hora de criar uma campanha, promoção, propaganda ou modificar o layout da sua loja, pergunte-se sempre se o cliente será capaz de entender as suas intenções. Isso garante um ambiente acolhedor.

Valorize os clientes antigos

Programas de fidelidade são sempre bem-vindos. Os clientes adoram sentir que a sua participação no comércio é vista e lembrada. E os programas podem ser feitos de diversas maneiras.

Cartelas para completar, kits e descontos especiais, aqui cabe um estudo de preços e possibilidades. De todo modo, lembre-se: em tempos de crise, seus clientes fiéis serão os melhores amigos da sua marca.

Muitas lojas arriscam na queda dos preços ou na multiplicidade de serviços, quando na verdade elas deveriam focar em fidelizar seus clientes e com a ajuda deles segurar até que os tempos ruins passem.

Converse com os seus colaboradores

É um absurdo termos que levantar algo tão óbvio entre as dicas para melhorar as vendas no comércio, mas em tempos de crise é preciso um puxão de orelha, então aqui vai ele. Aprenda a ouvir e a interpretar os sinais dos seus colaboradores.

Sabemos que a crise fez com que muitas equipes ficassem enxutas e muitos colaboradores estão tendo que exercer e executar múltiplas funções. Não são raros os casos de colaboradores descontentes com algumas decisões da empresa ou da loja.

O que foi dito sobre os clientes fiéis também pode ser dito sobre os colaboradores. Ouça o que eles têm a dizer e saiba valorizar os mais dedicados. Uma loja com uma equipe satisfeita e eficiente está sempre muitos passos na frente da concorrência.

Acompanhe os seus fornecedores de perto

Conversamos sobre os clientes, conversamos sobre os colaboradores, agora é a hora de falar desse terceiro personagem tão fundamental para uma loja: os fornecedores.

Muitos empresários tratam ou trocam de fornecedores como se eles não fizessem parte da história da loja, isso é um erro gravíssimo.

Converse com eles, mantenha sempre uma relação sincera e correta. Em caso de crises ou desentendimentos, procure sempre corrigir a relação e assumir os erros. Vamos falar mais uma vez sobre quem estará ao seu lado em tempos de crise? Bons fornecedores. Juntamente com os clientes e os colaboradores, eles serão os pilares para garantir uma loja forte.

Use a tecnologia

Não existem mais razões para a sua loja não estar presente no mundo digital. Contas e publicações são uma necessidade real nos dias de hoje. Para garantir que a sua marca esteja sempre entre as top of mind é preciso marcar presença nas redes sociais.

O público deseja mais do que apenas comprar um produto, ele quer avaliar a personalidade da empresa na qual ele está confiando o dinheiro. As redes sociais são ótimos caminhos para construir confiança e criar prestigio entre os clientes.

Ao conversar com os seus clientes e responder ao público nas redes, você estará certamente garantindo que eles se sintam confortáveis e confiantes para voltar a fazer negócios com você.

Assuma os erros e corrija eles com eficiência

Problemas acontecem e eles acontecerão mesmo nas lojas mais organizadas. Não é raro um cliente ficar insatisfeito e, um erro que muitas vezes poderia ser corrigido rapidamente, ganhar proporções maiores.

Quando algo der errado, um colaborador pisar na bola ou um serviço for malfeito, assuma a responsabilidade. Desculpe-se pelo ocorrido e garanta para o cliente que a perda será sanada o mais rápido possível

Algumas lojas travam verdadeiras batalhas com os clientes, seja no ponto de venda ou nas redes sociais. Esse é mais um erro que precisa ser evitado. Nós não estamos usando a velha máxima de “o cliente tem sempre razão”, mas lojas que não sabem admitir um erro recebem a pecha de arrogantes e costumam ser evitadas por novos clientes.

Seguindo essas dicas simples você já será capaz de ver as suas vendas aumentarem a sua credibilidade crescer.

Se você ficou com dúvidas ou gostaria de saber mais sobre marketing voltado para o varejo, entre em contato conosco. Estamos sempre disponíveis para conversar e trocar informações.

 

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