7 técnicas de exposição de produtos

Visual merchandising é uma das tantas ferramentas para auxiliar na organização e na exposição de produtos. Hoje nós vamos apresentar 7 técnicas de exposição de produtos que vão impactar diretamente nas suas vendas.

Afinal de contas, a experiência de compra dos clientes está ligada intimamente com a organização do ponto de venda. Então, pegamos essas 7 técnicas de exposição diretamente do Visual Merchandising para melhorar a sua loja.

Prometemos abordar tudo em 5 minutinhos, assim você poderá terminar o artigo e colocar elas em prática. Vamos lá!!

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1.Veja a iluminação

Cinema, fotografia, teatro e pintura, todos eles concordam, a luz é tudo. Então, por que nós não pegamos os ensinamentos dessas formas de comunicação e aplicamos na loja?

Uma das técnicas de exposição de produtos está justamente na iluminação. Regra básica: a sombra só serve para esconder. Portanto, luz agrega valor e importância aos produtos.

Outro ponto que vale a pena citar é que a repetição de luzes pode causar monotonia. O segredo é brincar com as luzes e criar um ambiente dinâmico e agradável.

2. Organização por cores

Quem é que não gosta daquelas fotografias de lojas onde todos os itens estão separadinhos por cores? Pois é. Arrisque-se a fazer o mesmo com técnicas de exposição de produtos.

Sempre que uma venda for feita, ou algum produto for substituído das prateleiras e expositores, garanta que a organização esteja impecável para os próximos clientes que entrarem na loja.

Isso por que muitas vezes, após uma venda, o espaço fica vazio e os clientes que vierem depois têm uma sensação de abandono, ou seja, não terão a mesma experiência dos clientes que adquiriram o produto comprado.

3. Deixe o cliente sentir o produto

Essa é a terceira das técnicas de exposição de produtos e é simples e altamente eficaz. Para alimentos é a oportunidade do cliente sentir o sabor, para aparelhos é a chance dele testar o funcionamento, para roupas é a chance dele avaliar o caimento.

Você já deve ter reparado qual é a dica, não é mesmo? O ponto de venda leva essa vantagem em relação às compras na internet, o cliente está próximo ao produto.

Então nada de colaboradores com cara amarrada, saquinhos lacrados que o cliente não pode abrir e produtos que o cliente não pode testar. Deixe-os sentir os produtos. Ou eles vão voltar para casa e comprar pela internet. Que diferença faria, não é verdade?

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4. Crie um ambiente que valorize os produtos principais

Nós não sabemos a causa disso, mas alguns lojistas cometem um erro crucial na hora de expor seus produtos: pegam todos os produtos novos e colocam todos eles próximos uns aos outros, em uma bagunça.

Para que um produto seja valorizado, não basta que ele seja novidade. É preciso criar uma contextualização ao redor dele para que o cliente consiga encontrar a organização e a valorização do produto.

Portanto, ao elaborar a exposição das suas novidades, não cometa o erro grosseiro de colocar uma placa apontando para eles e dizendo “novidades aqui”. Crie um contexto, transforme a ambientação no entorno do produto.

5. Atente-se ao campo visual

Campo visual é a angulação ideal para a exposição dos produtos em vitrines, prateleiras, ou a posição dos banners, cartazes, etc. Vamos resumir em poucas palavras.

Dentro de uma loja, os produtos altos demais e os produtos baixos demais costumam estar em posições que levam menor atenção inicial, em relação aos produtos em altura média, ou em termos técnicos, dentro do campo visual.

Claro que essa lógica muda para cada tipo de produto e para os locais de exposição. Vitrines de shopping, por exemplo, respeitam outra lógica de campo visual.

Para não errar, está em suas mãos decidir qual será o foco do cliente! Como?

Cores e luzes. Via de regra: as luzes e as cores intensas são excelentes ferramentas para atrair a atenção dos clientes. As técnicas de exposição de produtos lidam, sobretudo, com o visual, lembra?

O importante é saber direcionar o olhar deles e posicionar os seus produtos naqueles locais.

6. Crie uma narrativa, conte algo para o cliente

Lembra quando nós falamos da contextualização? Ali a ideia era dizer que você deve organizar itens de um mesmo assunto em espaços temáticos. Já aqui a dica é similar, contudo, com alguns itens extras.

Nós adoramos histórias, lemos livros, vamos ao cinema, conversamos com as pessoas, entramos nas redes sociais, todas essas coisas procurando apenas uma coisa, histórias.

Então, faça a sua loja contar histórias para os clientes. Exponha ideias, crie ambientes temáticos, faça com que a experiência de imersão do cliente seja ampliada.

Uma boa estratégia de contar histórias tira toda a “dureza” de uma loja, tornar o ambiente mais aconchegante e fazer com ele se sinta acolhido.

7. Última das técnicas de exposição de produtos da nossa lista:

Informe o seu cliente

Outra das técnicas exposição de produtos é garantir que todas as informações relevantes estejam acessíveis ao público. Qual é o motivo?

Simples, os clientes não estão mais desinformados, muitos já entram na loja sabendo o que querem de um produto.

Por exemplo: ao procurar um aparelho eletrônico o cliente já tem uma pesquisa prévia sobre as funcionalidades que ele deseja encontrar no equipamento. Se essas informações não estiverem expostas, ele irá procurar um lugar onde elas estejam.

O mesmo serve para os colaboradores, garanta que a sua equipe esteja sempre bem afiada em relação às informações relevantes dos produtos e como dica final, jamais exponha ou passe informações incorretas ou não checadas sobre um produto.

Afinal de contas, o cliente pode simplesmente acessar a internet utilizando o celular, encontrar a informação correta, descobrir que a sua loja estava passando uma informação equivocada e ir embora sem fazer a compra.

Com essas 7 técnicas de exposição de produtos que misturam Visual Merchandising e atendimento ao cliente, você já será capaz de criar um ambiente muito mais organizado, agradável e funcional.

A aplicação dessas técnicas de exposição de produtos irá influenciar diretamente nas suas vendas.

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