5 livros sobre Design para pedir de Natal

O Natal está chegando e com ele uma das tradições que eu mais amo: dar e receber livros. 

Por isso, hoje eu trago aquela lista esperta de livros de design para pedir de Natal.


Aliás, se você estiver lendo este artigo em qualquer época do ano, saiba que esses livros são perfeitos. Pode comprá-los sem ressalvas.


Muito bem, vamos começar.

Leia também: Aprenda como usar a música no Storytelling da sua loja!

Livros de Design ou livros de empreendedorismo? Leia ambos!

Quem não gosta de um bom livro? Aquele que nos inspira a fazer bons projetos, aquele que sempre temos ao lado para consultar e até mesmo aquele com a capa maravilhosa que fica de exposição.

Continue lendo e saiba quais os 5 livros que todo Designer deve ter na sua prateleira.

Selecionei livros com assuntos diversos, cada um com sua especialidade. Até o momento todos me ajudaram de alguma forma no dia-a-dia.

Inspiração, Fotografia, Design Thinking, Desenho, Cores, Criatividade e outros elementos são conhecimentos essenciais na vida de um Designer, aposto que estes livros vão cair como uma luva pra você, depois me agradeça.

Branding + design, de Sandra Ribeiro Cameira

As logomarcas que se destacam em meio à concorrência não são apenas fruto de um momento de inspiração.

Muitas vezes, a ”cara” de uma empresa vem da criatividade do designer aliada à estratégia do profissional de gestão de marcas, o chamado branding. Branding + design explica como essa união de forças funciona e de que modo ela transformou o dia a dia de quem trabalha na área de identidade visual.

A autora entrevistou designers, arquitetos e especialistas em branding, que compartilham sua experiência com o leitor, e analisou os projetos que mudaram a marca de quatro grandes empresas brasileiras.

Enriquecido com fotos, ilustrações e trechos dos projetos, este livro é uma importante contribuição do Senac São Paulo para ampliar o conhecimento de estudantes e profissionais de design e marketing, revelando também para o público geral detalhes do envolvente processo que torna uma marca poderosa e influente em nossas escolhas de consumo.

Leia também: Preparativos finais para Black Friday & Cyber Monday no varejo

Princípios Universais do Design, de William Lidwell

William Lidwell possui uma sólida experiência como designer gráfico (a sua trajetória teve início em meados dos anos 1990, mais precisamente).

Em seu livro intitulado Princípios Universais do Design, o autor traz uma visão abrangente sobre Design, discorrida em uma linguagem descomplicada.

O principal atrativo desse livro de Design Gráfico é que nele são expostos nada menos que 125 princípios interdisciplinares, ou seja, não correlacionados.

Portanto, você pode abrir uma página aleatória e se deparar com um princípio que pode ser imediatamente aplicado.

No que tantos princípios poderão ajudá-lo na carreira? Ora, em muitas coisas!

Você aperfeiçoará, por exemplo, os seus critérios para escolher a melhor fotografia, a identificação de pontos e de falhas que devem ser corrigidos e definições de posicionamento.

A Psicologia das Cores, de Eva Heller

Este é um livro de cabeceira para qualquer profissional de designer, seja para aqueles que estão iniciando na área ou para aqueles que já são experientes no assunto.

A obra contém estudos e pesquisas relacionadas às cores no contexto psicológico, isto é, o conceito de cada uma e como elas interferem nas emoções e nas percepções das pessoas. 

Para trazer um conteúdo ainda mais completo, a autora Eva Heller apresenta alguns estudos que comprovam a preferência da sociedade por determinados tipos de cores. 

A obra é indicada em todos os momentos da carreira de um profissional, uma vez que o designer pode se tornar um especialista na arte das cores. 

Leia também: Como a música faz parte da jornada de compras na loja?

O design do dia a dia, de Donald A. Normal.

É é uma obra maravilhosa. Ele aborda a importância da simplicidade e da funcionalidade na criação de produtos e serviços.

O livro é escrito de forma clara e concisa, com exemplos e ilustrações que tornam a leitura divertida e informativa.

Ele traz uma visão inovadora sobre o design e como ele pode ser usado para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

É um livro indispensável para designers, engenheiros, empreendedores e todos aqueles que querem tornar o mundo um lugar melhor.

Recomendo fortemente a todos que buscam entender melhor o design e as formas como ele pode melhorar a vida das pessoas.

Comece pelo porquê, de Simon Sinek

“As pessoas não compram o que você faz, elas compram a razão pela qual você o faz.”

Este é um livro controverso que possui mais de 13 mil críticas das mais variadas na Amazon até hoje; tanto negativas quanto positivas.

Após ler algumas centenas delas, você verá que elas se resumem a dois pontos principais:

Se você preferir, você pode pular as 256 páginas (na edição em papel) e apenas assistir ao TED Talk original que viralizou no canal no YouTube do TED, intitulado “Simon Sinek: Como grandes líderes inspiram ação”.

Também há os que dizem que o livro é extremamente útil, mas poderia ter sido significativamente condensado.

Para o restante, essa obra é uma forma inovadora e inspiracional de se revigorar com a ideia de que, para obter sucesso, você precisa ter um sólido porquê.

Para Designers de Produto, simplesmente ter um porquê não é o bastante. Não baseamos as estratégias UNICAMENTE no ‘Porquê’, mas isso pode nos ajudar a manter a perspectiva, que é a coisa mais fácil de se perder.

Para alguns de nós, manter o foco na razão principal de um produto ou na ideia do produto pode ser desafiador.

Muitas vezes acabamos nos perdendo nas minúcias das tarefas mais metódicas.

Talvez o TED Talk do Sinek inspire você a ler o livro, assim como um mar de gente na nossa área, e lhe dê alguma ideia de por que essa década se desenvolveu dessa forma.

Gostou das dicas?

Estamos trabalhando pesado para trazer as melhores dicas de Design, Empreendedorismo e Inovação.


Curtiu este conteúdo? Então, continue acompanhando o nosso Blog.


Agradecemos a leitura e até a próxima!

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação