5 estratégias para aumentar o engajamento dos consumidores com a sua marca 

Entender como melhorar o engajamento da sua marca é um dos grandes desafios da comunicação corporativa.

A internet e a evolução de novas formas de publicidade trouxeram uma proximidade ainda maior entre marcas e seus consumidores.

Mas esta relação também pode criar sérios problemas, especialmente se for mal administrada ou com mensagens ambíguas, correndo o risco de serem mal interpretadas por seu público.

Neste conteúdo, vamos compartilhar dicas que vão melhorar a interação com seus consumidores e o engajamento em torno de sua marca.

Leia também: Cor do ano: como ela influencia a percepção dos clientes?

O que é engajamento?

O engajamento representa um conjunto de estratégias e técnicas utilizadas por uma empresa para transformar leads em clientes e clientes em promotores da marca.

Para trabalhar esse envolvimento, a companhia geralmente adota uma abordagem holística que engloba campanhas de marketing e atendimento personalizados, entre outros. 

Tornar um consumidor engajado não acontece de uma hora para outra, uma vez que para gerar rapport e sentimento de confiança e conexão com ele.

É essencial oferecer uma experiência brilhante de ponta a ponta, que engloba desde fornecer um ótimo conteúdo via blog, como proporcionar uma vivência fluida em todos os canais, além de contar com um suporte empático e ágil. 

Nesta perspectiva, é válido enfatizar que as organizações que se concentram no engajamento de seu público estão focadas na criação de valor e de relacionamento, não na obtenção de lucro imediato. 

Leia também: Gatilhos mentais visuais, vamos falar sobre eles! 

Também é relevante frisar que o engajamento pode ser trabalhado no ambiente offline

Porém, ele é mais fácil de ser estimulado no mundo virtual, visto que a natureza das interações com o consumidor neste cenário possibilita análises em tempo real.

Sem falar que os métodos de mensurar os resultados são mais práticos e, em geral, mais fáceis de serem aplicados e analisados.  

Ao oferecer essas vantagens, as empresas que têm como foco de seu negócio o digital conseguem não só identificar gaps, como detectar oportunidades, antecipar tendências e, acima de tudo, antever necessidades de seu público. 

Antigamente, o foco da área de Marketing estava sobre o produto e seus diferenciais.

Mais do que tudo, o importante foi mostrar o quão “único” era o serviço oferecido e ressaltar as vantagens que ele aplicava no dia-a-dia.

Esta é a técnica no auto-elogio. Algo que, nos dias de hoje, jamais faria os olhos de um consumidor brilharem.

O cliente, nesse momento, valoriza outros fatores

Esse assunto é bastante abordado em livros como Marketing 3.0 e Marketing 4.0, de Philip Kotler. A forma de se fazer branding e conquistar as pessoas mudou – e muito.

O consumidor deixou de valorizar só o produto

Agora, a experiência de uso da solução, juntamente aos propósitos representados pela marca e suas ações, têm peso na escolha.

A conscientização levou-o a atribuir mais significado ao modo como a empresa age, suas políticas e visões de mundo.

Mais do que suprir uma necessidade, o cliente busca se ver na marca.

Ele quer compartilhar de seus discursos para além do viés puramente comercial.

Por esse motivo, ele apega-se mais ao relacionamento e às interações

Especialmente, pelo fato de que temos muitos meios para isso.

Todos estamos presentes nas redes, assim como temos voz ativa para propagar nossas impressões acerca do que vimos e experienciamos.

Nosso Blog está de cara nova!

Utilizando os últimos recursos lançados para produção de conteúdo, nós demos um upgrade nos artigos do nosso Blog.

Agora, além dos conteúdos que você já conhece,  também estamos trazendo estudos profundos sobre casos específicos.

Quer saber tudo sobre inovação, varejo, franchising, criatividade e design? Então, salve o nosso blog entre os seus favoritos e continue acompanhando as postagens.


Temos certeza de que a qualidade do conteúdo vai te surpreender.

Agradecemos a leitura e até a próxima! 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação