Como vocês sabem, eu sou uma mulher prática. Por isso, hoje eu trago 5 dicas para encantar os seus clientes em 2022. Simples assim, bem direto e reto ao assunto.
Essas dicas foram feitas com base nas experiências que eu tenho no meu dia a dia, e também nas experiências que observo nos meus clientes.
Por isso, são dicas reais mesmo, dicas pé no chão.
Muito bem, vamos começar. Como sempre, fique confortável e aproveite a leitura!
Chega de tentar vender o tempo todo
A primeira dica para encantar os seus clientes é abrir mão de tentar transformar todo mundo em um cliente. Já parou para pensar nisso? Pode até ser absurdo, mas algumas pessoas estão fartas de estratégias e mais estratégias de vendas.
Veja, por exemplo, as redes sociais. Claro que desejar um funil de vendas e colocar em prática uma estratégia de inbound marketing são ações importantes.
Contudo, nem sempre você precisa vender, ou produzir, ou encantar. Algumas vezes é preciso apenas respirar.
Por isso, se você quer encantar os seus clientes, deixe-os em paz, também. Deixe que eles andem pela loja sem serem incomodados, deixe que eles interajam com o seu conteúdo sem que você envie uma proposta de vendas a cada 5 minutos.
Claro que é preciso ter feeling para saber quando “atacar” e quando “recuar”. E a dica é: aprenda quando recuar.
Atualize a sua persona
Quando desenhamos a marca, é normal pensarmos em falar para muitas pessoas.
Uma agência digital, por exemplo, pode resolver o problema de todas as empresas com os meios de comunicação digitais, mas esse formato de abordagem é um dos que gasta mais energia e oferece o menor retorno.
É preciso saber com quem você está falando.
Para isso, consulte melhor as informações que você tem da sua persona. A cada suposição, vá a campo, pesquise, descubra!
Você pode fazer um checklist com as ideias que você tem da sua persona e criar questionários curtos para validar, aos poucos, cada afirmativa. É interessante saber, por exemplo:
- o formato de negociação, se é B2B ou B2C;
- o porte e o segmento das empresas que você geralmente atende;
- o tipo de serviço mais contratado;
- quem são os influenciadores na decisão (primeiros contatos na empresa);
- qual é o cargo dos tomadores de decisão;
- o modelo de contrato, se é job ou fee mensal;
- o tipo de serviço contratado;
- as expectativas do cliente;
- sobre o que o potencial cliente conversa;
- quais são as principais dores do cliente ao buscar sua agência;
- qual é o cenário de comunicação e marketing ideal para o consumidor da sua agência.
Use o fator UAU
O quanto você tem pensado na experiência do cliente? A empresa vai muito além da sua obrigação e usa uma ocasião desfavorável para marcar pontos.
Empresas como Amazon, Disney e Zappos, centradas na experiência do cliente, também apostam no fator UAU.
Há algo de diferente na entrada ou saída do seu estabelecimento, talvez no pós-venda? Essas questões podem determinar o encantamento do freguês, bem como o aumento das vendas.
Então, é preciso ter cuidado. Caso você tenha franquias, identifique os principais pontos de contato — quando o cliente estaciona o carro na loja ou é recepcionado dentro da empresa, por exemplo — e reflita sobre como eles podem ser aperfeiçoados na prática.
Duas palavras: empatia e confiança
Todavia, de nada adianta saber que você o compreende, se não demonstrar isso de maneira empática e que gere confiança no prospect.
Suas estratégias de inbound marketing certamente atraíram o cliente e fizeram ele confiar em você.
Afinal, ele se sentiu confortável para preencher um formulário e fornecer os dados para o seu time de pré-vendas entrar em contato. Ótimo.
A primeira barreira foi vencida. Agora, além de conhecer bem quem está do outro lado da linha, é preciso, com ações, ir além.
O primeiro ponto é buscar uma conexão entre o vendedor e o prospect. O famoso “quebrar o gelo”. Uma boa forma de fazer isso é aplicar técnicas de rapport, onde você “espelha” a forma de falar com quem ouve você.
Assuntos leves como o tempo, futebol, cinema, entre outros, são boas formas de tentar uma abertura antes de falar de negócios.
Sintonia criada, é momento para mostrar porque a empresa é diferenciada em relação à concorrência.
Prontinho. Gostou da publicação?
Então, continue acompanhando o blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do varejo.
Agradeço a leitura e até a próxima!